Visita guiada ao Paço da Bemposta

Visita guiada ao Paço da Bemposta

A Academia Militar (AM) recebeu, em 25 de maio de 2019, em Lisboa, cerca de duas dezenas de visitantes, no âmbito do programa de comemorações do bicentenário do nascimento de D. Maria II. Esta rainha decretou, em 9 de dezembro de 1850, a concessão do Palácio da Bemposta e suas dependências à Escola do Exército, que aqui se fixou desde 1851.

Após a mensagem de boas vindas, em nome do Comandante da AM, Major-General João Vieira Borges, efetuada no átrio do Palácio da Bemposta, a visita decorreu pelos seus espaços nobres e históricos, começando pelo exterior do Palácio, observando-se os brasões de armas de D, Catarina de Bragança e de Carlos II de Inglaterra, a torre sineira e o busto da rainha D. Catarina,

A visita guiada prosseguiu pelo interior do Palácio da Bemposta, nomeadamente:

Sala do Patrono, Marquês de Sá da Bandeira;

Memorial aos antigos alunos mortos em combate;

Sala D. João IV, galeria de retratos dos antigos Comandantes;

Biblioteca, uma das bibliotecas maravilhas de Portugal;

Salão Nobre, antigos alunos e Presidentes da República;

Salas dedicadas à exposição intitulada “Academia Militar – uma Escola de Comandantes ao Serviço da Pátria”.

A visita terminou na Capela do Paço da Bemposta, cujo património imóvel, classificado Monumento Nacional, em 2002, e património móvel e integrado de arte sacra, deslumbram totalmente os visitantes.

Esta importante actividade permite divulgar e valorizar o rico, vasto e heterogéneo património que a AM possui, possibilitando a fruição segura pelo maior número de cidadãos, nacionais e estrangeiros, e contribuindo também na realização da sua função educativa e social, que honra e prestigia a casa mãe de formação dos oficiais dos quadros permanentes do Exército e da Guarda Nacional Republicana.