O Grémio Literário desejando associar-se às comemorações do bicentenário do nascimento da Rainha D. Maria II, fundadora desta instituição, no dia em que se comemoram os 186 anos da entrada solene da Rainha em Lisboa, promove a conferência “A origem das colecções reais no tempo de D. Maria II”, que ficará a cargo do Arq. Eduardo Alves Marques, investigador do acervo das coleções reais portuguesas e autor da obra “E se as jóias falassem”, e de ” D. Maria II – o gosto de uma rainha” – Fundação da casa de Bragança – no prelo, e neste momento está a preparar a exposição na galeria do rei D. Luis, no Palácio Nacional da Ajuda “Reconstituição dos aposentos privados de D. Maria II no Palácio das Necessidades no ano da sua morte – 1853”.
O jantar desta sessão será constituído por uma ementa de carácter histórico, sendo servido um prato cozinhado com base na receita que a Senhora Infanta D. Isabel Maria cozinhava para o Rei D. Pedro V aquando das visitas à sua propriedade de Benfica, o palácio Devisme.

Marcação dos jantares através do telefone 21 3475666 ou do e-mail info@gremioliterario.pt.

No sentido de destacar a entrada solene da Rainha em Lisboa, neste mesmo dia será oferecido ao Grémio Literário o aviso da Mordomia-Mor da Casa Real com o programa da entrada solene da Rainha na capital em 1833.

A sessão será seguida de jantar ao preço de 35,00€, por pessoa